quinta-feira, 17 de junho de 2010

Gratidão rima com sabão


Hoje vim aqui para agradecer.
Quando resolvi voltar as minhas raízes, depois de muitos anos, encontrei sérias dificuldades para ir além do eu já havia aprendido a respeito de sabão.


Eu sabia que tinha algo mais...
Foi uma busca relativamente longa e difícil, na minha urgência em resgatar muito do que havia perdido.


Andei em busca de informações, entrevistei pessoas, que fizeram parte de uma época em que eu nem existia, pesquisei muito, até que um dia encontrei numa dessas minhas pesquisas um certo professor, não, melhor, um mestre, que como eu trabalhava nas lides educacionais.


Mas o que me chamou a atenção é que este professor respondia perguntas num determinado link de química, e foi aí que meus caminhos se abriram...Professor Luis Paulo de Oliveira, grande mestre do sabão, respondia a todas as perguntas feitas por mim, como uma criança deslumbrada com um novo brinquedo.
Eu te agradeço por tudo que aprendi naquele momento decisivo.
Ganhei não só um professor mas um amigo.
Continuando minha trajetória, descobri rapidamente que o mundo do sabão, estes pedacinhos de jóias lapidadas a mão, era um mundo a parte, fechado, guardado a sete chaves, lacrado, quase intransponível, havia fontes onde não se podia ter acesso. A não ser pelo professor Luis Paulo, cujo lema em suas apostilas é "Ninguém pode ser dono absoluto do conhecimento".


Um dia porém encontrei uma dessas fontes, consegui entrar em um grupo de saboeiras, onde não só encontrei o que buscava, como também fazer parte de uma familia que jamais pensei existir, a familia daquelas e daqueles que tem paixão por esta arte. Agradeço a estas amigas, irmãs, bruxas do bem, que me mostraram que eu não estava sozinha, que alguém também amava o que eu fazia.


Como disse antes, era uma fonte inesgotável, quando imaginei que havia completado a minha pesquisa e que já sabia manejar bem o tacho, encontrei no meu caminho, um outro anjo saboeiro, indicado por outra amiga saboeira, o mestre Marcus Siviero, mago de muitos avatares, que com seu coração gentil, transmitia conhecimento generosamente a quem o buscasse. Através dele conheci várias outras técnicas, tanto preciosas quanto mágicas!


Sonhei, o que um dia poderia ser solitário, encontrei muito mais do que precisava.
Nesta minha busca, encontrei anjos, mestres e amigos, tão perfumados quando o velho sabonete de jasmim no canto de uma gaveta, tão diáfanos quanto uma bolha de sabão, tão generoso e gentil quanto a dona Gabriela.
Além das técnicas encontrei sabedoria.
E ainda não terminou...


Fechem os olhos agora e tentem imaginar um dia sequer em nossa vida sem sabonetes e sabões.
Sou grata a todos os amigos que acessam este Blog,
Sou grata a todos que deixam seu carinhoso depoimento.





Um comentário:

  1. que hermoso!! tienes unos jabones expectacular, me encanta tu estilo, Felicidades!!!

    ResponderExcluir